Pular para o conteúdo principal

Sobre...

Histórico do Curso

O curso "Informática Básica e Internet" nasceu de uma parceria entre Universidade Pública e Organização Sindical, entes sociais aqui representados pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha (ETHCI-CUT).

Iniciada em 2017, tal parceria vem sendo desenvolvida por intermédio da Extensão Universitária, compreendida enquanto lócus cultural, científico-acadêmico e formativo por meio do qual as Instituições de Ensino Superior colocam-se em diálogo permanente com a Sociedade. Sendo assim, a UDESC, por intermédio do Centro de Educação a Distância (CEAD), escreveu com a ETHCI-CUT a proposta do "Círculo de Cultura Digital", Ação de Extensão pertencente ao Programa "Inclusão Digital na Educação Popular de Jovens/Adultos e Formação Docente".

Neste contexto, o Círculo de Cultura Digital é compreendido como um espaço-tempo formativo, de cunho presencial-virtual, em que a socialização de experiências/saberes e construção coletiva de conhecimentos ocorre por meio de processos de inclusão digital popular. Tal proposta de inclusão digital parte da perspectiva da Educação Integral, constante no Projeto Político-Pedagógico da ETHCI-CUT, fortemente embasada na concepção pedagógica elaborada por Paulo Freire, enquanto Educação Popular.


Tendo como foco específico a formação profissional de cunho integral, de sujeitos jovens/adultos da classe trabalhadora, o Círculo de Cultura Digital desenvolve-se junto a comunidade do Norte da Ilha de Florianópolis por intermédio do curso "Informática Básica e Internet". Neste, durante 4 meses, sujeitos educandos(as) e educadores(as) populares desenvolvem em parceria diferentes estratégias de ensino-aprendizagem com as Tecnologias Digitais de Rede (TDR), artefatos técnicos baseados na Internet e que permitem autoria e colaboração na cultura digital.

Buscando ir além de processos meramente instrumentais de formação na cultura digital, as atividades de apropriação e objetivação dos sujeitos com as TDRs pautam-se na sensibilização, ampliação de repertório e sistematização de conhecimentos em torno de Unidades Temáticas derivadas da tríade Trabalho, Educação e Cultural. São elas: Trajetórias de Vida, Democratização da Internet, Novas tecnologias e o Mundo do Trabalho, Direitos Humanos e Cidadania.

Neste blog, gostaríamos de convidar a todas(os) para compartilhar dos resultados de 3 anos de uma experiência de inclusão digital com a classe trabalhadora, com jovens e adultos, em movimentos político-pedagógicos pautados na perspectiva da Educação Popular Freiriana.

Sejam todas(os) bem-vindos(as)!
Coletivo de Educadores Populares - curso Informática Básica e Internet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso "Informática Básica e Internet" realiza apresentação de TCCs 2019/2

O Programa “Inclusão Digital na Educação Popular de Jovens/Adultos e Formação Docente - 2ª Edição” realizou, em 02/12/2019, o encerramento da Ação de Extensão “Círculo de Cultura Digital” no semestre 2019/2. O fechamento desta Ação ocorreu com a apresentação dos trabalhos de conclusão pelos(as) educandos(as) do curso “Informática Básica e Internet”. A socialização dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) ocorreu no Auditório da ETHCI/CUT, contando com a participação de 21 sujeitos jovens/adultos formados nesta Ação de Extensão. Ainda, esteve presente nesta atividade uma banca composta pela Profª. Roselaine Ripa (UDESC), Prof. Lidnei Ventura (UDESC) e a educadora popular Salete Martins, que teceram comentários acerca das apresentações realizadas pelos(as) educandos(as). Fruto de uma parceria via Extensão Universitária entre Centro de Educação a Distância  - Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC) e a Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha (ETHCI/CUT), o C